Informações

O Colégio Sampaio busca oferecer a seus pequeninos atividades lúdicas, interativas e comemorativas, incentivando a criatividade, as potencialidades, assim como, o reconhecimento das dificuldades, das diferenças e dos valores sociais na formação do cidadão.

Durante muito tempo acreditou-se que a educação infantil era um lugar para os pais deixarem os filhos para colar papel e cantar musiquinha. Quando a atual legislação de ensino foi promulgada (LDB 9394/96), parece que houve uma mobilização nacional e descobriu-se algo que Froebel já havia divulgado para o mundo em 1837, na Alemanha, quando abriu o primeiro Kindergarten – em português: jardim de Infância.

Desde então, com a evolução científica, tecnológica, da psicologia e de outras áreas de estudo do desenvolvimento humano, a concepção do jardim de infância – Educação Infantil – continua a mesma:

•    As crianças não são adultos em miniatura, são como plantinhas em desenvolvimento, não pode regar demais nem de menos, tem que regar um pouquinho a cada dia e por mãos especializadas, como da família e do(a) educador(a) infantil.
  •    A criança deve ser orientada com firmeza e ao mesmo tempo com flexibilidade e respeito por sua individualidade e criatividade.
  •    Devem-se oferecer às crianças as ferramentas necessárias para que elas se expressem pelas atividades sensoriais, pelos jogos e pela linguagem.
  •    A escola de Educação Infantil, depois da família, é o primeiro espaço social que a criança conhece, então deve preocupar-se a priori com o processo de socialização da criança, oportunizando a relação com o outro e com a diversidade.
  •    A criança em seus primeiros anos aprende pelo ato de fazer, de experimentar e vivenciar.

Faça-nos uma visita e conheça nossa proposta pedagógica e estrutura!

Rua Pereira de Araújo, 223
Irajá - Rio de Janeiro / RJ